terça-feira, 3 de junho de 2014

BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO: HIGIENE PESSOAL E LOCAL

Não se iludam pensando que o calor da brasa acaba com todas as bactérias. Existem micro-organismos que resistem a altíssimas temperaturas. Por isso, cuidado nunca é demais com seus alimentos. Por essa razão, antes de qualquer etapa, lave bem as mãos e fazê-lo constantemente. Na hora de cortar a carne, utilize uma faca e uma tábua de carne limpa. Mas, lembre-se! Tábuas de madeira e plástico costumam ser propensas a acumular bactérias. Prefira uma tábua de vidro. Existem opções de material inquebrável em alguns supermercados e lojas especializadas. Caso dê preferência a uma tábua de madeira ou de polietileno, ideal é substituir a mesma de três em três meses. Nunca deixe a carne crua, aves, ovos, alimentos cozidos, frutas frescas ou vegetais por mais de duas horas fora da geladeira ou freezer.
Pelo fato de no churrasco haver resíduos orgânicos, como restos de gordura e ossos, a probabilidade de atrair moscas é bem alta. Mantenha o lixo em recipiente limpo, revestido de saco plástico e sempre tampado, assim evitando que insetos sejam atraídos pelos resíduos.Com os cuidados abaixo,, evita-se o risco de contaminação do alimento na sua fase de preparo:

        
Higiene Pessoal
Quando se trata de manuseio de carnes ou alimentos em geral, é necessário que a pessoa que esteja manuseando tenha a higiene impecável, pois previne riscos de contaminação aos alimentos. A barba (no caso dos homens) deve estar bem feita e aparada, ou no caso de grande utilize uma máscara. O cabelo deve estar protegido por uma “redinha” ou algo que cubra o cabelo, para que não caia sobre o alimento. As unhas devem estar cortadas e limpas, de preferência sem esmalte, para que não haja o risco de contaminar com a toxina do esmalte. A lavagem das mãos é primordial. Para a lavagem das mãos, siga os seguintes passos:
1.    Utilize a água corrente para lavar as mãos;
2.    Esfregue a palma e o dorso das mãos com sabonete, inclusive as unhas e os espaços entre os dedos, por aproximadamente quinze segundos;
3.    Enxágüe bem com água corrente retirando todo  sabonete;
4.    Seque-as com papel toalha ou outro sistema de secagem eficiente;
5.    Esfregue as mãos com um pouco de produto anti-séptico.







                         Higiene do Local
Mantenha o local antes e durante o preparo das carnes limpo, pois em caso de sujeira ou restos de resíduos de alimentos, resultará em moscas pelo local, possibilitando de pousar em algum alimento, e botar ovos que produzem doenças. E também os resíduos deixam microorganismos vivos que podem nos trazer problemas.

                          Segregação de Material e Alimentos
Na hora de separar os alimentos, separe-os corretamente, como por exemplo, uma verdura não ter contato com alguma carne crua, assim as bactérias da carne, não venha a contaminar a verdura. E também de acordo com validade e uso. O lixo deve estar distante do local onde se prepara as carnes.



                  Armazenamento

Deixar as carnes expostas ao tempo pode facilitar o contato com sujeiras trazidas elo vento. O correto é manter sempre a carne em um recipiente fechado. Nos dias em que a temperatura ambiente esteja acima de 32ºC, os alimentos não devem mais do que uma hora expostos a esta temperatura. Caso haja sobras de carnes, deveremos nos atentar quanto ao armazenamento, tanto com o tempo de congelamento quanto com a temperatura.

A carne bovina congelada sob a temperatura de -12ºC deve permanecer no freezer por no máximo quatro meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário