terça-feira, 3 de junho de 2014

BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO: CONTAMINAÇÃO CRUZADA





É comum que pessoas no cotidiano utilizam os utensílios de manuseio de carnes e aves, legumes e verduras, por exemplo, no mesmo instante, sem lavar e inclusive na mesma tábua de frios. Por não terem conhecimento do risco de desenvolver uma bactéria, pessoas continuam utilizando, como por exemplo, a faca para cortar o frango, no tomate e em cima da mesma tábua, sem lavar em cada intervalo de uso. Essa ação é a causadora da chamada Contaminação Cruzada.
A contaminação cruzada é uma transferência de micróbios patogênicos (causadores de doença) de um alimento contaminado (normalmente cru) para outro alimento, diretamente ou indiretamente. Esta é a maior causa de intoxicações alimentares, mas é fácil de prevenir.
Como evitar:
 Ø  Separe as carnes e peixes crus de outros alimentos;
 Ø  Utilize diferentes equipamentos e utensílios, como facas ou tábuas de corte para alimentos crus e para alimentos cozidos;
 Ø  Guarde os alimentos em embalagens ou recipientes fechados, para que não haja contato entre alimentos crus e cozidos;
 Ø  Lavar bem os utensílios e as mãos depois de manusear alimentos crus;
 Ø  Guardar na geladeira os alimentos preparados, mesmo que estejam ainda quentes (nos casos de armazenamento).

Dica para limpar a tábua: Utilize dois frascos pulverizadores novos e limpos. Em um deles coloque água oxigenada 10 volumes (3% de água oxigenada mais 97% de água). No outro frasco, vinagre branco de maçã. Pulverize um e depois o outro, sobre as tábuas de corte e deixe escorrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário