terça-feira, 3 de junho de 2014

COMPRANDO AS CARNES

        No momento da compra da carne, é fundamental conhecer o que você está comprando. A má qualidade de uma carne, e o tratamento do animal, pode resultar um fracasso na confraternização, a carne ficará dura, o sabor não será o mesmo. É fundamental que a carne seja de procedência.
Dicas para comprar as carnes:
 Ø  A cor da carne é muito importante, devem ser evitadas carnes cor vermelho escuro, escolha com cor vermelho puxado para o rosado.
 Ø  Existem cortes mais claros e mais escuros, dependendo da região do boi é mais ou menos irrigada de sangue (a picanha é das mais irrigadas, macias e suculentas).
 Ø  A gordura da carne tem que ter cor de manteiga, pois amarelo escura são de animais velhos, e gordura muito branca é carne de búfalo, ou de vaca.
 Ø  Se possível, apalpe a carne e sinta a firmeza/maciez, esse sem dúvidas é o melhor jeito de verificar se a carne pode ser assada.
 Ø  Não se esqueça de tirar do pacote em torno de trinta minutos antes de levar ao fogo, para tirar o odor característico.
 Ø  No caso de aves, a coloração deverá ser homogênea, sem sinais de feridas ou de penas. A carne deverá estar úmida, com consistência flexível e a pele intacta.
 Ø  Quanto às carnes suínas, a coloração deverá estar rosada, sendo mais escura na perna e no lombo. Gordura firme e branca. Sem presença de elevações (cisto) na carne. Os cortes maiores devem ter a pele externa fina, fresca, úmida e elástica e não ter pêlos.

CARNE MATURADA
É uma carne embalada a vácuo e conservada a 0°C por no mínimo 21 dias. Dentre este tempo de maturação, a carne vai ficando cada vez mais macia, através de enzimas que já contêm na carne. Para saber se a carne é realmente maturada ou não, basta usar o dedo indicador. Pressione com o dedo indicador na carne que está embalada, quando você tirar o dedo, vai ficar um buraco onde você pressionou o dedo.
Certifique-se de que há o logotipo da C.I.F. (Serviço de Inspeção Federal). Não pode conter sangue em sua embalagem, pois o excesso de sangue mostra que a carne está perdendo seu suco, isto interfere na textura da carne.

DESCONGELAMENTO
O processo é gradativo e exige paciência. De acordo com nutricionistas, o alimento deve ser descongelado lentamente. É recomendável descongelá-lo ainda no interior da geladeira, a uma temperatura de 0° a 5°C.
Caso tenha pressa, utilize uma vasilha com água fria para ajudar a descongelar. Tome muito cuidado para não deixar o alimento entrar em contato com a água.
Embale com filme plástico antes de submergir na vasilha.

Sempre é tempo de reforçar: os processos de conservação e manutenção do sabor do alimento limitam-se, em congelar rapidamente e descongelar lentamente. A carne descongelada deve ser preparada e consumida em até 24 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário