terça-feira, 3 de junho de 2014

ENTRADAS E ACOMPANHAMENTOS

Nem só de carne vive um churrasco. Os acompanhamentos sempre são bem vindos, apesar de os churrasqueiros preferirem só a carne, de acordo com as diferentes regionalidades os acompanhamentos podem variar, mas tem alguns que são coringa, e não pode faltar:

Salada Verde: A salada verde acompanha super bem um churrasco, podendo ser um mix de folhas, como alface, agrião, rúcula ou até mesmo repolho. Se você optar pelo mais simples pode usar alface americana, tomates, cebola e decorar com palmito.

Molhos : Tem diversos molhos que podem agregar muito valor ao seu churrasco, como por exemplo o barbecue, ou o de limão, mas o que está sempre presente mesmo é o famoso vinagrete, que na verdade não é um vinagrete. Pois é, o vinagrete que você conhece, aquele que vai tomate bem picadinho (ou brunoise que é o nome do corte em cubos), cebola, salsa, vinagre ou limão e sal, bem esse não é o vinagrete, pelo menos não na gastronomia, esse seria o molho salsa. O molho vinagrete é o molho que vai só vinagre e azeite, vivendo e aprendendo.

Legumes grelhados: Os legumes bem assados na grelha da churrasqueira também se tornou uma figurinha carimbada nos churrascos, além de ser um ótimo acompanhamento, é uma ótima opção para quem não come carne. Geralmente a beringela e a abobrinha são os mais usados, podem ser pincelados com um pouco de fumaça liquída (composição usada para fazer o molho barbecue, e para dar gosto de defumado em marinadas e carnes), ou outro tempero de sua preferencia.

Cebola na brasa: Talvez nem todas as pessoas tenham feito uma simples cebola na brasa, se você é uma delas sugiro que experimente. A cebola na brasa não da trabalho nenhum e fica com um sabor incrível. Você vai usar algumas ervas, azeite e papel alumínio, bom antes de começar descasque a cebola e faça furos nela inteira com uma faca, para que o azeite e o tempero possa penetrar nela, em seguida coloque a cebola toda em um pedaço de papel alumínio, tempere com azeite, tomilho, orégano e sal (nesse acompanhamento também funciona usar a fumaça líquida), depois é só embrulhar a cebola no papel alumínio e colocar na churrasqueira, de uma maneira que ela fique toda coberta pelas brasas que já estão queimando, deixe por volta de uma hora, espere o papel esfriar, tire, corte a cebola em pedaços ou rodelas e aproveite.

Queijo Coalho: Há quem coma apenas o queijo coalho no churrasco (tem gosto para tudo), o fato é que não há quem não goste dele entre uma carne e outra. Além de delicioso, vende na grande maioria dos super mercados, açougues e até um algumas padarias. O único trabalho é o de sair de casa para comprar, porquê o queijo coalho já vem pronto, é só abrir a embalagem que ela já está lá, no espeto, pronto para ir para a churrasqueira.

Espetinho de coração: Já comeu coração de galinha? Se ainda não, já está na hora de provar. O espetinho de coração pode ser servido de entrada, ou pode ser servido durante o churrasco, enfim, não tem tempo ruim, basta gostar. Para deixar seu coração de galinha muito mais saboroso, siga essa receita fácil de fazer: Retire a gordura superior dos corações com uma faca (também é bom apertar a carne para tirar resíduos de sangue, caso haja por dentro), após limpar os corações, vamos temperá-los. Coloque em um recipiente os corações, tempere com sal (a gosto), pimenta do reino (a gosto), azeite (a gosto) e uma boa pitada de alho fresco. Misture bem todos os ingredientes com os corações, após misturados, despeje cerveja por cima (até que cubra todos os corações) e deixe marino um pouco (de dez a quinze minutos). Após este tempo, coloque os corações nos espetinhos de madeira (uma dica: molhe os espetinhos antes de espetar os corações, assim, os espetinhos não queimam na churrasqueira), começando da parte que você tirou a gordura. Feito isto, está na hora de prepará-los, sele os corações por cinco minutos cada lado, depois grelhe-os por mais quinze minutos em cada lado. Seus amigos e familiares vão adorar!

Peito de Frango: Oi? Pois é, peito de frango também da pra fazer no churrasco, e me atrevo a dizer que é uma das melhores entradas que já comi. Esse mesmo peito de frango do qual vou falar, pode ser substituído pela asinha do frango também, ambos funcionam. O fato é uma vez fui em um churrasco e o churrasqueiro serviu esse frango, desde então eu sempre comento sobre ele em todos os churrascos que vou. Você vai precisar de filé de frango, de água de azeitona (sim aquela água que fica no vidro da azeitona), e parmesão ralado, só. Corte o frango em cubos, depois deixe ele em um recipiente, com tampa, coberto com a água da azeitona, seria legal você usar a água da azeitona chilena, que é preta, com a verde também funciona, mas o sabor do frango depois desse banho de água de azeitona chilena fica absurdo. Depois de deixar de um dia para o outro (na geladeira) o frango curtindo a água, pegue um recipiente, coloque bastante parmesão ralado e jogue os cubos de frango lá dentro, mexa bem, como se tivesse empanando o seu frango, depois disso coloque no espeto e é só esperar ele ficar bem dourado e aproveitar. Tem algumas pessoas que fazem em formato de medalhão e após fazer a crosta de parmesão em volta do frango, enrola uma fatia de bacon para dar mais sabor, mas não é preciso, fica a gosto de cada um, ele sem o bacon fica extremamente saboroso.

Pão de Alho: Você ainda vai ver pessoas dizendo que não comem pão de alho pelo fato de ele deixar um hálito forte na boca, bom não sei quem consegue ser tão forte o suficiente para levar isso adiante, eu prefiro comer e ficar com hálito de alho, do que não comer e ficar com hálito sem alho. O pão de alho é muito gostoso e acompanha muito bem qualquer churrasco, tem o industrializado, que você compra no mercado ou no açougue, mas como a proposta é um churrasco gastronômico, não vamos abrir mão de colocar a mão na massa, tem um jeito bem fácil de fazer o pão de alho em casa: Você vai precisar de 6 pães franceses (ou baguete de preferir), um vidro pequeno de maionese, 4 dentes de alho picado, uma colher de sopa de orégano, 1/2 xícara de chá de cheiro verde picado, 1/2 xícara de chá de parmesão ralado, sal e pimenta a gosto. Em um recipiente misture a maionese, o alho, o orégano, o cheiro verde, o sal e a pimenta e reserve, Faça cortes horizontais no pão francês de maneira a formar pequenas fatias (mais ou menos 4), mas sem desprendê-las umas das outras (como no pão de alho comprado), Passe a mistura reservada entre as fatias e depois envolvendo todo os pães, Polvilhe sobre os pães o parmesão ralado, Leve à churrasqueira e asse bem de ambos os lados.

Linguiça: A linguiça não pode faltar em um churrasco, por incrível que pareça, alguns preferem a linguiça do que as carnes. Mas não tem segredo, a linguiça de para preparar, precisa apenas de um braseiro na temperatura correta e de alguns minutos para ficar pronta, em torno de vinte e cinco a trinta minutos, lembrando é claro de selar a carne por cinco minutos pra cada lado. Para servir, corta a linguiça na diagonal, assim deixa ela mais bonita para chamar mais a atenção de seus convidados.

Pasta de Alho: Sabe aquela picanha no alho deliciosa?! Então, iremos lhe ensinar a fazer a pasta que passada na picanha, deixa ela muito saborosa. É muito fácil de fazer, você vai precisar de:
  • Um alho inteiro de tamanho grande (descascado e separado em dentes);
  • Meio copo americano (200ml) de azeite e margarina, ou manteiga;
  • Sal (a gosto);
  • Uma bata cozida e descascada.
Preparo: Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bate por dois a três minutos. Reserve, e utilize na sua picanha, passando antes de levar a churrasqueira, ou pincelando com um pincel de silicone, durante a cocção da picanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário